Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/164
Título: Avaliação do potencial impacto do quebra-mar destacado na diversidade faunística associada aos recifes de Sabellaria alveolata (L.) da praia da Aguda
Autor: Linhares, Elisabete
Palavras-chave: Ecologia marinha
Praia da Aguda
Recursos marinhos
Data de Defesa: 2006
Resumo: Sabellaria alveolata (L.) é um anelídeo poliqueta que constrói recifes de areia onde uma fauna muito diversificada encontra condições adequadas para a sua sobrevivência. Na praia da Aguda, no Norte de Portugal, após a construção de um quebra-mar destacado, a extensão destas colónias reduziu-se drasticamente. Como forma de detectar se esta obra de protecção costeira provocou um impacto significativo a nível da diversidade faunística associada a estes recifes, aplicaram-se dois métodos estatísticos complementares. O método univariado ACI “After-Control-Impact” (resulta de uma modificação do Beyond BACI “Before-After/Control-Impact”), onde se comparam amostragens efectuadas de forma aleatória no espaço e no tempo, entre um potencial local afectado (a praia da Aguda) e três praias controlos (Francelos, Angeiras e Labruge). O método multivariado (MDS - Non-metric Multi-dimensional Scaling; ANOSIM - Analysis of Similarities e SIMPER - Similarity Percentages) também foi utilizado para compreender as semelhanças e diferenças entre os locais em estudo. Os dados provenientes de quatro meses de amostragens desenvolvidas em quatro praias, com seis réplicas em cada praia permitiram identificar diversos taxa associados aos recifes. Estes corresponderam a 14.768 indivíduos em que 5.697 foram Sabellaria. Os organismos encontraram-se distribuídos por 121 espécies e cinco classes, em que 50 espécies foram moluscos (gastrópodes com 31 espécies e bivalves com 19), 41 crustáceos, 25 poliquetas, dois equinodermes e os restantes taxa foram representados por uma espécie. Os resultados evidenciaram que os géneros Arenicola, Neanthes e a família Xanthidae sofreram alterações a curto prazo na sua diversidade, cujas causas podem advir do quebra-mar edificado. A modificação do hidrodinamismo local, é um factor limitativo no desenvolvimento e sobrevivência da S. alveolata, podendo reflectir-se indirectamente nos organismos que alberga nas suas colónias. Apesar de os dados revelarem que o impacto não atingiu muitos dos taxa analisados, os seus efeitos poderão pronunciar-se a longo prazo. O método sugeriu mudanças na comunidade faunística que requerem a nossa atenção. As recomendações que resultam deste estudo incidem numa monitorização destas áreas de importância ecológica, biológica e económica, de modo a permitir um maior rigor, conclusões mais efectivas que possibilitem uma tomada de decisão mais consciente centrada na preservação da natureza.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar para obtenção do grau de Mestre em Ciências do Mar-Recursos Marinhos, especialidade Ecologia Marinha.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/164
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Mestrado_Elisabete.pdf765,06 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.