Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1612
Título: Utilização de materiais manipuláveis no 1.º e no 2.º ciclos: um estudo exploratório
Autor: Monteiro, Diana Fitas
Orientador: Branco, Neusa
Palavras-chave: materiais manipuláveis
ensino
aprendizagem
matemática
professores
manipulatives materials
teaching
learning
mathematics
teachers
Data de Defesa: 22-Jul-2016
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este está organizado em duas partes. A Parte 1 integra uma síntese e reflexão relativamente às experiências de ensino decorrentes das Práticas de Ensino Supervisionadas. Na Parte 2 é apresentado o estudo exploratório sobre a utilização de materiais manipuláveis no 1.º e no 2.º CEB, sendo realizado um questionário a professores destes níveis de ensino em dois agrupamentos. Os resultados evidenciam que existe uma maior frequência de utilização de materiais manipuláveis no 1.º CEB. Os professores identificam como principais constrangimentos à sua utilização o número insuficiente de materiais ou a inexistência, turmas grandes, currículo extenso, falta de tempo e questões de indisciplina, e como aspetos positivos o serem facilitadores da aprendizagem e motivação, manuseamento e carácter lúdico que proporcionam.
This Training Report was made under the Master in 1st and 2nd Basic Education Cycles from Escola Superior de Educação at Instituto Politécnico de Santarém. It is divided into two parts. Part 1 integrates a summary and reflection regarding educational experiences due to the practice of supervised teaching practice. On Part 2 presents an exploratory study about the use of manipulatives materials in the 1st and 2nd Basic Education Cycles, in which was carried out a questionnaire to teachers at these education levels in two groups. The results show that there is a higher frequency of use of manipulative materials in the 1st Basic Educational Cycle. Teachers identifies as the major constraint on its use, the insufficient number of materials or nonexistence of them, large classes, extensive curriculum, lack of time and indiscipline issues, and as positive aspects to be facilitators of learning and motivation, handling and ludic character that manipulative materials provide.
Descrição: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1612
Aparece nas colecções:Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio_Diana Fitas.pdf2,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.