Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/160
Título: Comportamentos de compra e de consumo em Portugal: o caso particular dos vinhos de qualidade produzidos em regiões determinadas(VQPRD)
Autor: Duarte, M. F.
Ruivo, Paula Lúcia
Palavras-chave: Vinho
Consumo
Pesquisa de mercado
Marketing
Data: 1998
Citação: DUARTE, F.; RUIVO, P. L. - Comportamentos de compra e de consumo em Portugal: o caso particular dos vinhos de qualidade produzidos em regiões determinadas(VQPRD). In Actas do 4º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo, Vol. 2, 1998: 299-308
Resumo: Face a um consumo tendencialmente em regressão e a uma concorrência acrescida, a diferenciação da produção de vinho portuguesa assume particular relevo. Neste contexto, a criação de diversas novas regiões determinadas e o incremento da produção de V.Q.P.R.D. reforçam a necessidade de conhecer os comportamentos dos compradores/consumidores e os factores que mais influenciam as suas escolhas. Nesta comunicação procura-se caracterizar a evolução do consumo de vinho em Portugal, e contribuir para a identificação de atitudes e preferências do consumidor com base num inquérito realizado na região da Grande Lisboa, em que se procurou caracterizar os comportamentos de compra e de consumo de vinho, e em particular avaliar a notoriedade dos novos V.Q.P.R.D. das regiões de Almeirim e Coruche. Os resultados deste inquérito revelam grandes afinidades com os obtidos noutros países e fornecem indicações úteis e eventualmente extensíveis a outras regiões, para a definição de estratégias de Marketing, nomeadamente no que se refere à segmentação do mercado e posicionamento do produto.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/160
Aparece nas colecções:Comunicações em conferências e congressos_ESAS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RUIVOP_Vinho98.pdf1,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.