Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1596
Título: Agir e sensibilizar: práticas de educação ambiental na formação inicial de professores
Autor: Linhares, Elisabete
Reis, Pedro
Palavras-chave: Iniciativas de ativismo fundamentado
CTSA
educação ambiental
formação inicial de professores
Data: 2016
Citação: Linhares, E.; & Reis, P. (2016). Agir e sensibilizar: práticas de educação ambiental na formação inicial de professores. Poster apresentado no 27 Encuentros de Didáctica de las ciencias Experimentales Y 3.ª escuela de doctorado, em Badajoz (Espanha) de 7 a 9 de setembro de 2016.
Resumo: As iniciativas de ativismo orientadas para a resolução de problemas na sociedade oferecem oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e permitem aos alunos aprender sobre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente. No contexto atual marcado por mudanças constantes e complexas, a formação de cidadãos mais responsáveis e cientificamente informados constitui-se como fundamental. Assim, esta investigação-ação pretendeu: a) dotar os futuros professores de competências na conceção, implementação e avaliação de atividades orientadas para a ação sociopolítica sobre temas CTSA; b) identificar as dificuldades e potencialidades deste tipo de iniciativas; e c) promover valores de cidadania e de consciência ambiental. Os participantes foram futuros professores, alunos de um curso de Licenciatura, a frequentar uma disciplina de Ambiente. As narrativas elaboradas pelos futuros professores permitiram verificar que desenvolveram competências de planeamento e de intervenção na comunidade recorrendo a diferentes tipos de iniciativas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1596
Aparece nas colecções:Posters em conferências e congressos_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Agir e Sensibilizar_Linhares_Reis.pdf944,77 kBAdobe PDFVer/Abrir
Linhares Elisabete -6-P_Encontro em Espanha.pdf266,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.