Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1492
Título: Concepções e práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico
Outros títulos: Physics and chemistry middle school teachers’ conceptions and practices about assessment
Autor: Correia, Marisa
Freire, Ana
Palavras-chave: concepções sobre avaliação
práticas de avaliação
concepções de ensino e aprendizagem
conceptions of assessment
teachers’ assessment practices
conceptions of teaching and learning
Data: 2014
Editora: UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Citação: Correia, M. & Freire,A. (2014). Concepções e práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico. Investigações em Ensino de Ciências, 19(2),403-429.
Resumo: Este estudo teve como objetivo caracterizar as concepções e práticas de avaliação de professores portugueses de Ciências Físico-Químicas do ensino básico e conhecer como estes integram a avaliação nas suas aulas no contexto de uma reorganização curricular. Realizaram-se três estudos de caso, em que participaram professores com menos de três anos de serviço. A recolha de dados consistiu na observação naturalista de aulas, entrevistas semiestruturadas e documentos fornecidos pelos participantes. Os resultados evidenciam duas concepções de avaliação das aprendizagens: avaliação da aprendizagem e avaliação para a aprendizagem. Um dos participantes evidencia uma concepção de avaliação da aprendizagem, valorizando uma avaliação de natureza sumativa. Os professores com uma concepção sobre avaliação para a aprendizagem promovem uma avaliação orientada para a melhoria das aprendizagens, valorizando o carácter formativo da avaliação. Relativamente às práticas avaliativas dos três participantes, verificou-se que os critérios de avaliação não são explicitados aos alunos, o feedback é pouco frequente e os alunos têm um papel reduzido no processo de avaliação. Todos os professores demonstram dificuldades na avaliação das competências atitudinais e processuais, sendo que, apenas um dos participantes elabora registos de observação para avaliar estas competências. Os testes constituem o principal instrumento de avaliação nas aulas dos professores participantes neste estudo, o que é coerente com uma concepção de ensino e aprendizagem ainda, marcadamente tradicional.
The main goal of this study is to characterize conceptions that Portuguese teachers of Physics and Chemistry have about learning assessment and how teachers incorporate assessment in their teaching practices within a curriculum reorganization. Three case studies of teachers with less than three years of service were carried out. Data was collected from semi-structured interviews, observations of lessons and documents supplied by the participants. This study’s findings indicate two conceptions of assessment: assessment of learning and assessment for learning. One of the participants shows a conception of assessment of learning, valuing a summative viewpoint of assessment. The other teachers revealed a conception of assessment for learning emphasizing a formative perspective of assessment, that as the role of regularizing and promoting improvement of learning. Relatively to the teachers’ practices, it seems clear that the assessment criteria are implicit, the feedback is sporadic and the students have a reduced role in the assessment process. All of the teachers demonstrate difficulties in assessment of attitudinal and procedural competences. Only one of the participants elaborates observation with registration to assess these competences. The tests constitute the main assessment instrument in the teachers' lessons, what is coherent with a teaching and learning conception that still remains traditional.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1492
ISSN: 1518-8795
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais_ESES

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