Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1450
Título: Dos pombos descoordenados às rãs sem rumo: o ensino do encéfalo através dos manuais escolares de Ciências Naturais (1900-1950)
Outros títulos: From uncoordinated pigeons to aimlessly frogs: the teaching of the brain through Natural Sciences textbooks (1900-1950)
Autor: Cavadas, Bento
Palavras-chave: cérebro
encéfalo
ensino
manuais escolares
brain
encephalon
teaching
textbooks
Data: 2015
Editora: FahrenHouse
Citação: Cavadas, B. (2015). Dos pombos descoordenados às rãs sem rumo: O ensino do encéfalo através dos manuais escolares de Ciências Naturais (1900-1950). Espacio, Tiempo y Educación, 2(1), pp. 41-68.
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é mostrar como o encéfalo foi abordado nos programas e manuais de Ciências Naturais publicados na primeira metade do século XX. Para tal, utilizou-se um método de caráter qualitativo assente no conceito de transposição didática de Chevallard. O conteúdo programático mostrou que o estudo do encéfalo foi sempre associado ao estudo do sistema nervoso. A descrição neuroanatómica e fisiológica do encéfalo nos manuais organizou-se em torno do bolbo raquidiano, cerebelo e cérebro. Os manuais publicados nas primeiras duas décadas do século XX (Aires, 1906, 1920) foram mais exaustivos na abordagem a esses órgãos do que os publicados entre as décadas de 30 e 50 (Primo, 1939; Soeiro, 1930, 1950; Lima & Soeiro,1950). A sua análise mostrou que a transposição didática do conhecimento científico sobre o encéfalo baseou-se na neuroanatomia, e menos na neurofisiologia, o que é revelador do avanço do conhecimento neuroanatómico deste órgão em comparação com a compreensão do seu funcionamento. Todos os autores ilustraram as funções dos órgãos que constituem o encéfalo através de observações e experiências realizadas em animais, como os pombos e as rãs.
The main objective of this work is to show how the encephalon was presented in the syllabus and Natural Science textbooks published in the first half of the XXth century. For this purpose, it was used a qualitative method based in the Chevallard’s concept of didactic transposition. The content of syllabus showed that the study of the encephalon was always associated to the study of nervous system. The neuroanatomical and physiological description of the encephalon on textbooks subdivided in medulla oblongata, cerebellum and brain. The textbooks published in the first two decades of the twentieth century (Aires, 1906, 1920) were more exhaustive in the analysis of these organs than the ones published between 1930 and 1950 (Primo, 1939; Soeiro, 1930, 1950; Lima & Soeiro, 1950). Their analysis showed that the didactic transposition of the scientific knowledge about the encephalon was more based in its anatomy, and less in its physiology, which highlights a bigger advance in the comprehension of its anatomy instead of its function. Every author illustrated the functions of the organs that constitute the encephalon with observation and experiences with animals, like pigeons and frogs.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1450
DOI: http://dx.doi.org/10.14516/ete.2015.002.001.004
ISSN: 2340-7263
Versão do Editor: http://dx.doi.org/10.14516/ete.2015.002.001.004
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