Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/143
Título: Múltiplos olhares (múltiplos futuros?): a oportunidade de inovar com o marketing territorial
Autor: Ruivo, Paula Lúcia
Palavras-chave: Zona rural
Turismo rural
Marketing
Data: 2010
Editora: Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, Universidade de Aveiro
Citação: RUIVO, P. - Múltiplos olhares (múltiplos futuros?): a oportunidade de inovar com o marketing territorial. In IV Congresso de Estudos Rurais: Mundos rurais em Portugal - múltiplos olhares, múltiplos futuros. Tema 5: Actores, dinâmicas e inovação em meio rural: Livro de actas, 2010: 1404-1576
Resumo: Nesta comunicação pretende-se discutir de que forma as políticas de marketing podem ser dirigidas para um território com características muito próprias – o território rural. Sintetizam-se assim, as principais actuações de marketing que podem consubstanciar um plano estratégico que represente uma oportunidade para a dinâmica destes territórios. Os objectivos mais gerais da aplicação de marketing territorial prendem-se com a possibilidade de utilizar factores de diferenciação que possam ajudar a manter os residentes e organizações e a incrementar a atracção de novos residentes, trabalhadores turistas e investidores. As estratégias a adoptar para potenciar a atracção de utilizadores passam pelo conhecimento das diversas tipologias da procura. Foram já, em comunicações anteriores, apresentados os resultados do estudo realizado na margem direita da albufeira do Castelo de Bode, em que se privilegiou a caracterização dos utilizadores visitantes. Neste artigo expressam-se pontos fundamentais a abordar para analisar de que forma os gestores do território podem conjugar os elementos tangíveis e intangíveis, necessários ao desenvolvimento local e rural, com foco, agora, nos residentes e nas instituições/organizações que detém responsabilidades na gestão do território. A actuação mais adequada é a que consegue a melhor satisfação e bem-estar dos utilizadores com um mínimo de esforço económico, logo com uma eficiente e eficaz alocação dos recursos. Neste texto propõe-se ainda a descrição de um conjunto de noções que apoiam a possibilidade de aplicação da teoria de marketing territorial especificamente aos territórios rurais, ainda que, inevitavelmente se registe a complexidade acrescida que lhe conferem os múltiplos olhares de um elevado número de actores envolvidos e a dificuldade de perspectivar múltiplos futuros face à manutenção do despovoamento dos territórios rurais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/143
Versão do Editor: http://www.sper.pt/4cer/LivroActasFinal_corrigido.pdf
Aparece nas colecções:Comunicações em conferências e congressos_ESAS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RUIVOPL_olhares2010.pdf993,06 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.