Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1377
Título: Participação desportiva na região do Alentejo
Autor: Santos, Abel
Silva, Alfredo
Vieira, Elsa
Raposo, Pedro
Palavras-chave: prática desportiva
participação desportiva
gestão do desporto
política desportiva
oportunidades de prática desportiva
sports practice
sports participation
sport management
sports policy
opportunities for sports
Data: 2015
Citação: Santos , A.; Silva, A.; Vieira, E. & Raposo, P. (2015).Participação desportiva na região do Alentejo. Revista UIPS - Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 3(3), 89-104.
Resumo: No âmbito territorial da região do Alentejo foi realizado o estudo da participação desportiva com o objetivo de caracterizar a prática desportiva da população residente. Como método foi utilizada a recolha dos dados através de inquérito sociográfico, por entrevistas telefónicas, a 791 indivíduos. Como instrumento de recolha utilizou-se questionário construído para o estudo, que pretendeu analisar o comportamento da população face ao desporto. Os resultados mostraram que a prática de atividades desportivas é realizada por 47,9% da população do Alentejo entre os 15 e os 74 anos. A taxa de sedentarismo é de 52,1%. Os homens evidenciaram uma participação em atividades desportivas mais elevada (51,0%) do que as mulheres (44,9%). A prática de desporto decresce com o aumento da idade e aumenta com o nível de escolaridade. A existência de uma vontade de iniciar a prática desportiva no futuro foi observada em 19,3% dos indivíduos não praticantes, resultado que expressa um índice de procura desportiva não satisfeita de 10,0%. As razões mais referidas para a prática de atividade desportiva foram a melhoria da saúde (96,2%) e a melhoria das capacidades e aptidão física (88,1%).
In the Alentejo region it was developed a study in order to characterize sport participation. The methods used to collect the data were through sociographic survey by telephone interviews with 791 persons. The collection instrument was a questionnaire constructed for the study that intended to analyse the behaviour of the population towards sport. The results showed that the practice of sport activities is carried out by 47.9% of the Alentejo population aged between 15 and 74 years. The inactivity rate is 52.1%. Men showed a higher interest in sports activities (51.0%) than women (44.9%). Participation in sport decreases as age increases and goes up with the level of education. The will to start a sport in the future was observed in 19.3% of the non-practicing persons, a result that expresses a demand rate of 10.0%. The most common reasons for practicing sport activity are improving health (96.2%) and physical fitness (88.1%).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1377
ISSN: 2182-9608
2182-9608
Versão do Editor: http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS/issue/view/3
Aparece nas colecções:Artigos em revistas nacionais - ESDRM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo Revista UIIPS junho 2015 Pratica Desportiva PCTA versfinal 23 julho Correcao.pdf562,11 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.