Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1361
Título: Conceções e práticas de professores do 1.º Ciclo acerca do trabalho laboratorial
Autor: Correia, Marisa
Freire, Ana
Palavras-chave: Conceções de ensino e aprendizagem de ciências no 1.º ciclo, trabalho laboratorial, formação de professores.
Data: 2015
Editora: Educación Editora
Citação: Correia,M. & Freire,A.(2015).Conceções e práticas de professores do 1.º Ciclo acerca do trabalho laboratorial. In La ensenanza de las ciencias: desafíos y perpectivas. Ourense; Educación Editora, 313-317.ISBN 978-84-15524-24-3.
Resumo: Com este estudo, pretende-se descrever mudanças nas conceções de ensino e aprendizagem das ciências e nas práticas de professores do 1.º ciclo, após o envolvimento num programa de formação, que promovia o uso do trabalho laboratorial e conhecer as dificuldades sentidas ao longo da formação. Participaram no estudo dez professoras do 1.º ciclo do ensino básico, pertencentes a sete escolas diferentes, situadas na mesma região de Portugal. Privilegiaram-se fontes de recolha de dados múltiplas, incluindo a observação naturalista, a entrevista e documentos escritos. Os resultados apontam para poucas mudanças nas conceções destas professoras e que estas são consistentes com as suas práticas. Para além disso, as professoras revelam diversas dificuldades associadas à planificação e implementação de atividades laboratoriais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1361
ISSN: 978-84-15524-24-3
Aparece nas colecções:Capítulos de livros_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
51_marisa_correia;ana_freire.pdf6,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.