Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1354
Título: Controlo da assiduidade em aulas efectuadas no Second Life®
Autor: Madeira, António
Sequeira, Pedro
Morgado, Leonel
Gonzaga, Luís
Palavras-chave: virtual worlds
TEL - technology-enhanced learning
LMS
attendance
second life
moodle
assiduidade
mundo virtual
presença
presence
Data: 2010
Editora: Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI)
Citação: Madeira, A.;Sequeira, P.; Morgado,L. & Gonzaga, L. (2010).Controlo da assiduidade em aulas efectuadas no Second Life®. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 5, 87-100.
Resumo: A introdução do computador no ensino a distância (EaD) revolucionou os ambientes de aprendizagem. Verificamos frequentemente a obrigatoriedade do controlo das presenças nas aulas presenciais. No EaD tradicional, este controlo não é muito frequente, mas no SL a forma “presencial” mais frequente é com presença simultânea/síncrona de professor e alunos. Este controlo é difícil de executar neste ambiente, pela natureza indirecta da presença (através de avatares com pseudónimos), ou pela fluidez do meio (intermitências de rede, entradas e saídas das salas de aula sem ruído ou deslocação de ar). Este trabalho visa a concepção, desenvolvimento e validação de um protótipo de controlo automático da assiduidade em aulas efectuadas no SL, e integração automática dos dados no sistema de gestão de aprendizagem Moodle. Demonstrámos ser possível controlar a assiduidade em aulas realizadas no SL e registá-la automaticamente no Moodle, suportando o sistema proposto um número máximo de 99 alunos.
The introduction of computers in distance learning has revolutionized learning environments. We check often a requirement of attendance at classes. In traditional distance education, this control is not very common, but in SL the way "presential" is more frequent with simultaneous presence / Synchronous teachers and students. This control is difficult to perform in this environment, the nature of indirect presence (through avatars with pseudonyms), or the fluidity of the medium (flashes network, entrances and exits from the classroom without noise or movement of air). This work aims to design, development and validation of a prototype automated control of attendance at classes conducted in SL, and automatic integration of data management system to Moodle. We demonstrate that attendance can be verified at classes held in SL and register automatically in Moodle, supporting the proposed system with a maximum of 99 students
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1354
ISSN: 1646-9895
Versão do Editor: http://www.aisti.eu/risti/RISTI%20N5.pdf
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais - ESDRM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO-RISTI N5.pdf45,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.