Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1312
Título: A Formação de Professores em Educação Física: Opinião sobre a Formação e Percurso Profissional: Estudo de Caso
Autor: Rodrigues, Célia
Palavras-chave: Formação
Professor de Educação Física
Educação Física
Competências
Training
Physical education teacher
Physical education
Skills
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente documento faz uma abordagem à formação inicial dos professores de Educação Física (EF), tentando compreender como foram os percursos de formação, o primeiro contacto com o exercício de funções docentes e o desenvolvimento profissional ao longo dos anos de serviço. Pretende ser uma reflexão não só sobre a formação do professor mas também sobre o seu percurso profissional. Este trabalho de investigação é um estudo de caso realizado durante o ano letivo 2012/2013, a docentes do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, concelho da Lourinhã, distrito de Lisboa. A amostra utilizada corresponde a oito docentes do Quadro de Agrupamento. Para realizar esta investigação, foi aplicada a técnica da entrevista de modo a obter as declarações dos entrevistados acerca das suas opiniões sendo as respostas tratadas qualitativamente. Os docentes salientam e valorizam a importância da formação inicial aliada à prática supervisionada e experiência profissional adquirida ao longo dos anos. Caracterizam o seu percurso profissional e revelam algumas angústias e expectativas face à atualidade. Os docentes reconhecem a evolução do desporto e da EF e investem na formação, como meio de adquirir novos conhecimentos e estratégias para dinamizarem as suas aulas, tornando-as motivadoras para os seus alunos.
This paper presents an approach to the initial training of Physical Education teachers, were trying to understand how the training courses, the first contact with the office of teachers and professional development over the years of service. Intended to be a reflection not only on teacher education but also about his career. This research is a case study conducted during the school year 2012/2013, the faculty of the Group of Schools Lourinhã, Lourinhã municipality, Lisboa district. The sample represents eight teachers from Table Grouping. To conduct this research, the technique was applied to the interview in order to obtain the statements of the respondents about their opinions and responses were treated qualitatively. Teachers emphasize the importance and value of training combined with supervised practice and experience gained over the years. Characterize his career and reveal some of anxieties and expectations today. Teachers recognize the evolution of sport and Physical Education and invest in training as a means to acquire new knowledge and strategies to streamline their classes, making them motivating for their students.
Descrição: Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Desporto, Especialização em Educação Física Escolar
Orientador: Professor Doutor Pedro Sequeira
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1312
Aparece nas colecções:Mestrado em Desporto - Educação Física Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado Célia Rodrigues.pdf881,61 kBAdobe PDFVer/Abrir
Capa (C) Dissertação Mestrado Célia Rodrigues.pdf43,06 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.