Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/131
Título: Comparação de diferentes processos de sementeira e de colheita na produção de semente de trevo da Persia (Trifolium resupinatum L.)
Autor: Fortunato, Luís
Palavras-chave: Trifolium resupinatum
Sementeira
Produção de sementes
Colheita
Margem bruta
Ribatejo
Data: 1994
Editora: Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens
Citação: FORTUNATO, L. T. N. - Comparação de diferentes processos de sementeira e de colheita na produção de semente de trevo da Persia (Trifolium resupinatum L.) In: Pastagens e forragens. - Elvas : SPPF, 1993-1994. - 14/15, 113-125
Resumo: Neste trabalho abordou-se principalmente o efeito de diferentes processos de sementeira e de colheita na produção de semente de Trevo da Pérsia (Trifolium resupinatum L.), variedade Maral. Realizaram-se dois ensaios: num estudou-se o efeito das sementeiras em linhas, a lanço com semeador “Brillion” e a lanço com distribuição manual, nos componentes da produção e, em consequência, na produção potencial de semente; e, no outro, o efeito da aplicação de um dessecante (diquato) antes da colheita com ceifeira-debulhadora versus a não aplicação de qualquer produto químico. No primeiro ensaio verificou-se uma grande uniformidade, nos três processos de sementeira experimentados, quanto aos componentes da produção e, naturalmente, à produção potencial de semente, que foi de 1 955,6 Kg/ha, 1 798,5 Kg/ha e 1 691,2 Kg/ha, respectivamente para a sementeira em linhas, a sementeira com “Brillion” e a sementeira a lanço, manual. No segundo ensaio não houve diferenças significativas entre a modalidade que levou dessecante e a que não levou. As produções de semente obtidas foram de 986,5 Kg/ha, sem dessecante, e de 940,9 Kg/ha, com a aplicação de diquato. As perdas totais foram de 39,4%. As perdas de semente verificadas na parte posterior da ceifeira-debulhadora representam, em média, valores abaixo dos 2% em relação às perdas totais e estimou-se que as perdas por desgrana, natural e por choque com o moinho da ceifeira-debulhadora, ocupam lugar de relevo. A semente obtida nas duas modalidades foi de óptima qualidade. Quanto à economia da cultura, reportada à modalidade que não levou dessecante, considerando as operações realizadas e as produções obtidas, determinou-se uma margem bruta de 259 732$00.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/131
ISSN: 0870-6263
Aparece nas colecções:Comunicações em conferências e congressos_ESAS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fortuna_TrevoSTR94.pdf541,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.