Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1271
Título: O contributo dos atores políticos e das instituições regionais para uma especialização inteligente nas áreas rurais:o caso do vale do tejo.
Autor: Oliveira, Pedro
Palavras-chave: Eficiência coletiva
Espessura institucional
Especialização inteligente
Governança territorial
Meio rural
Redes de inovação
Data: Jun-2015
Editora: Instituto Politécnico de Santarém. Unidade de Investigação
Citação: Oliveira, P. (2015). O contributo dos atores políticos e das instituições regionais para uma especialização inteligente nas áreas rurais:o caso do vale do tejo. Revista da UIIPS, 3(1), 55-75. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10400.15/1271>
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o contributo dos atores institucionais e políticos para a construção de uma especialização inteligente em meio rural, tomando como caso de estudo a fileira agroalimentar do Vale do Tejo. Neste sentido, analisam-se os fatores de natureza institucional suscetíveis de condicionar o desempenho da inovação nessa fileira e nessa região. Adota-se como premissa teórica que o desenvolvimento sustentável de uma região periférica cuja economia está especializada em atividades primárias e de primeira transformação depende da existência de uma massa crítica de instituições e da capacidade de cooperação intencional entre estas e os empresários, capaz de gerar eficiência coletiva. A investigação realizada permite comprovar que o Estado (em sentido lato) exerce uma influência positiva na dinamização da inovação, mas carece de uma atitude mais proactiva e menos rígida em matéria de procedimentos administrativos. Daí a necessidade de reforço da confiança e proximidade entre os ‘stakeholders’, nos termos formulados neste artigo, em ordem a contribuir para uma maior eficácia da especialização inteligente enquanto estratégia para um crescimento económico regional sustentado.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1271
Versão do Editor: http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS/article/view/5
Aparece nas colecções:Artigos em revistas nacionais_ESGTS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JoaoNascimento_RUIIPS.pdf587,94 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.