Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1206
Título: O despertar da primeira relação. A intervenção do EESMO na promoção da vinculação precoce na sala de partos.
Autor: Correia, Susana
Orientador: Cruz, Olímpia
Palavras-chave: VINCULAÇÃO
RELAÇÃO - Mãe-criança
PARTO
ENFERMAGEM MATERNA
Data de Defesa: Jun-2014
Citação: Correia (2014). O despertar da primeira relação. A intervenção do EESMO na promoção da vinculação precoce na sala de partos. Santarém: Escola Superior de Saúde
Resumo: O primeiro momento em que a vinculação se materializa é no nascimento, quando os pais conhecem o seu bebé. Este primeiro encontro casal/recém-nascido, é possibilitado por quem assiste, sendo o Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, profissional que frequentemente presta primeiros cuidados ao RN e assiste a parturiente durante o parto eutócico. Sendo área privilegiada de atuação do Enfermeiro Especialista, seguindo uma lógica de prática baseada na evidência, procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura, procurando responder à questão: ▪ Qual a intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia para promover a vinculação precoce casal/recém-nascido no contexto da sala de partos? Os artigos encontrados sugerem que o contato pele-a-pele mãe/recém-nascido é vantajoso para todos os intervenientes, tendo benefícios que são imediatamente observáveis, mas também em longo prazo para o estabelecimento do vínculo parental e desenvolvimento futuro da criança.
Descrição: Relatório de Estagio apresentado para obtenção do grau de Mestre na Especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1206
Aparece nas colecções:Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O despertar da primeira relação_Susana Correia.pdf2,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.