Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1127
Título: A Criança e o Brinquedo
Autor: Marques, Vanessa Filipa Costa
Orientador: Guimarães, António Mesquita
Palavras-chave: Educador
Crianças
Brinquedo
Material Pedagógico
Desenvolvimento
Educator
Children
Toy
Educational Material
Development
Data de Defesa: Jun-2014
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Prática Pedagógica para a Educação de Infância inerente ao Mestrado em Educação PréEscolar. O mesmo aborda a participação, intervenção e caracterização dos estágios em contexto de creche e de jardim de infância, como também a questão/dilema que surgiu com o decorrer da intervenção, na qual foi elaborada uma investigação-ação relativa aos brinquedos/materiais pedagógicos existentes em cada contexto. Com esta investigação pretende-se caracterizar os brinquedos para cada idade em contexto de creche e de jardim de infância, e o que cada um pode proporcionar às crianças, dependendo da utilização que lhes é dada. O brinquedo pode ser considerado como um objeto que permite a diversão das crianças e a estimulação da representação e expressão de imagens que lembram aspetos da realidade. Para dar resposta a esta questão foram realizadas diversas pesquisas baseadas em autores de referência que analisam e defendem a relação do brinquedo com o desenvolvimento das crianças. Com base no resultado das pesquisas e na observação direta dos dois contextos, conclui-se que o brinquedo pode ser de extrema importância para o desenvolvimento da criança dependendo do modo de utilização. O educador antes de facultar qualquer tipo de brinquedo à criança deve avaliá-lo e observá-lo, verificando se a competência que pretende que a criança adquira está implícita.
This report was prepared as part of the course of Teaching Practice for Early Childhood Education inherent in Masters in Preschool Education. This is referred to in more detail the participation, intervention and characterization of stages in the context of childcare and kindergarten, as well as the question / dilemma that arose in the course of the intervention, in which we created a research-action on toys / existing pedagogical materials in each context. This investigation is intended to characterize the toys for every age in the context of childcare and kindergarten, and what each can provide children, depending on the use made of them. The toy can be regarded as an object that enables the children fun, as well as stimulating the expression and representation of images that resemble aspects of reality. To address this issue based on several research and reference authors who analyze and maintain the relation of the toy for child development at all levels were performed. Based on the results of surveys and direct observation in both contexts, it is concluded that the toy can be extremely important for the development of the child depending on the usage. The educator before giving any toy to the child must evaluate it and watch to see if competence whatever the child gets that object is.
Descrição: Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1127
Aparece nas colecções:Mestrado em Educação Pré-Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio (tese).pdf1,88 MBAdobe PDFVer/Abrir
Apresentação - A Criança e o Brinquedo.pptx1,65 MBMicrosoft Powerpoint XMLVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.