Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/112
Título: Violência escolar: metodologias de identificação dos alunos agressores e/ou vítimas
Autor: Seixas, Sónia
Palavras-chave: Bullying
Vitimização
Metodologias de avaliação
Contexto escolar
Data: Abr-2005
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: SEIXAS, Sónia - Violência escolar: metodologias de identificação dos alunos agressores e/ou vítimas. Análise Psicológica. vol.23, no.2 (2005), p.97-110. ISSN 0870-8231.
Resumo: O presente trabalho tem como principal objectivo estabelecer uma comparação entre diferentes metodologias utilizadas na caracterização dos alunos que se envolvem em situações de violência escolar, particularmente em comportamentos de bullying. Enquanto que a utilização de instrumentos que remetem para uma auto-resposta colocam em evidência limitações relativas à autenticidade e objectividade das respostas, a utilização de instrumentos de resposta pelos pares aumenta a fidelidade estatística dos resultados mas realça outro tipo de constrangimentos relacionados com a ausência de conhecimento de algumas vivências internas dos outros. Deste modo, parecem as metodologias de auto-resposta mais adequadas para identificar os alunos vitimizados, enquanto as metodologias de hetero-resposta parecem mais adequadas para identificar os alunos agressores. Utilizando dois instrumentos numa amostra de 680 alunos do 3.º ciclo (com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos) da área da Grande Lisboa, os resultados obtidos sugerem que diferentes percepções do fenómeno conduzem a diferentes níveis de incidência e estatutos de envolvimento no âmbito da violência escolar. Nomeadamente, verificou-se uma maior visibilidade de comportamentos violentos atribuídos ao género masculino nas hetero-respostas, e um número superior de vítimas e de vítimas-agressivas nas auto-respostas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/112
ISSN: 0870-8231
Versão do Editor: http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/aps/v23n2/v23n2a03.pdf
Aparece nas colecções:Artigos em revistas nacionais_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
v23n2a03.pdf417,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.