Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1118
Título: A Supervisão em Cursos de Formação Inicial para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Silva, Suzana
Palavras-chave: Formação Inicial - 1.º Ciclo do Ensino Básico
Relação Teoria-Prática
Supervisão Pedagógica
Supervisor
Supervisando
Initial Education - 1st Cycle of Basic Education
Theory-Practice Relation
Pedagogical Supervision
Supervisor
Supervising
Data de Defesa: 5-Mar-2014
Resumo: Esta pesquisa pretende estudar diferentes cursos de licenciatura da formação inicial de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrados nas Escolas Superiores de Educação de Leiria, Santarém e Castelo Branco, entre os anos letivos 1998/1999 e 2006/2007. Num primeiro momento, esta pesquisa baseia-se na análise dos planos de estudo dos referidos cursos, procurando estudar a relação entre as dimensões teórica e prática da formação. Num segundo momento, e ouvindo professoras formadas nos cursos de licenciatura, é aprofundada a análise da relação teoria-prática e caracterizada a supervisão desenvolvida durante os estágios. Para uma melhor contextualização e compreensão dos cursos de licenciatura, também é realizada uma análise dos planos de estudo de cursos, ministrados nas instituições citadas, que os antecederam (antigo curso do Magistério Primário, ano letivo 1978/1979, e primeiros cursos de bacharelato das Escolas Superiores de Educação, ano letivo 1986/1987) e sucederam (cursos definidos no período imediatamente posterior à implementação do Processo de Bolonha, anos letivos 2007/2008 e 2008/2009). No final desta pesquisa, e considerando a análise dos planos de estudo, verifica-se que, comparativamente com os cursos anteriores e posteriores, as licenciaturas estudadas parecem revelar uma articulação mais equilibrada entre teoria e prática, aspeto também salientado durante as entrevistas. No entanto, o equilíbrio entre as dimensões teórica e prática da formação não é revelador de práticas supervisivas próximas das necessidades das formandas. Os resultados desta pesquisa indicam que, mais importante do que existir um equilíbrio entre teoria e prática, é fundamental que se considere a organização e o desenvolvimento do apoio supervisivo durante os estágios, que depende muito das características pessoais e profissionais dos supervisores.
This research paper intends to study various undergraduate courses for initial education of Primary School Teachers, provided by the Higher Schools of Education of Leiria, Santarém and Castelo Branco, between the school years 1998/1999 and 2006/2007. Initially, this paper focuses on the analysis of the curricula of the above-mentioned courses, aiming to study the relation between the theoretical and practical aspects of the training. Subsequently, we shall present a thorough analysis of the relation between theory and practice and a profiling of the dynamics of the supervisory support provided during internships, based on the reports of teachers who concluded the undergraduate courses. In order to provide a better contextualisation and a better understanding of these undergraduate courses, an analysis is also conducted on the curricula of other courses offered at the above-mentioned institutions, both before (former Primary Teaching course [Magistério Primário], in the school year 1978/1979, and the first bachelor courses provided by Higher Schools of Education in the school year 1986/1987) and after (courses offered in the period immediately following the implementation of the Bologna Process, in the school years 2007/2008 and 2008/2009). At the end of this paper, and considering the analysis of the curricula, it is found that, compared to the preceding and following courses, the undergraduate courses analysed here seem to reveal a more balanced coordination between theory and practice, an aspect also emphasised during the interviews conducted. However, this balance between theoretical and practical aspects of the training is not indicative of supervisory practices that better address the needs of the trainees. The results of this research indicate that, more important than the balance between theory and practice, it is essential to consider the organisation and development of the supervisory support provided during the internship programme, which largely depends on the personal and professional characteristics of supervisors.
Descrição: Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre na área de Supervisão e Orientação Pedagógica .Orientador: Professora Doutora Maria João Cardona
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1118
Aparece nas colecções:Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica

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