Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/111
Título: Comportamentos de bullying entre pares - bem estar e ajustamento escolar
Autor: Seixas, Sónia
Palavras-chave: Bullying
Bem estar
Escola
Psicologia pedagógica
Data de Defesa: 2006
Resumo: A dissertação que aqui apresentamos procura contribuir para um conhecimento mais aprofundado do fenómeno bullying em Portugal, particularmente através da caracterização dos alunos agressores e/ou vítimas nalguns domínios de saúde e ajustamento escolar. A procura de um perfil diferenciado, associado a estes grupos de alunos que se envolvem em comportamentos de bullying, facilita não só uma melhor compreensão das variáveis directamente implicadas no fenómeno, como também a concepção e elaboração de programas de intervenção adequados a uma realidade educativa mais clarificada. O nosso estudo incidiu sobre alunos a frequentar o 3º ciclo de escolaridade na zona da grande Lisboa. A nossa amostra foi seleccionada em três fases, uma selecção aleatória de concelhos do distrito de Lisboa, seguida da selecção aleatória de escolas EB 2/3 e, por fim, a selecção aleatória de uma turma de 7º, 8º e 9º ano em cada escola. Deste modo, a nossa amostra foi constituída por um total de 581 alunos provenientes de 11 escolas dos concelhos de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra. O conjunto de instrumentos utilizados para a recolha de dados foi constituído pela Escala de Auto-conceito para Adolescentes de Susan Harter, pelo Questionário Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar da Organização Mundial de Saúde, por um Questionário sociométrico e por um Questionário de nomeação dos colegas. Verificou-se a associação diferenciada de alguns domínios de saúde e ajustamento escolar ao grupo de alunos agressores, vítimas e vítimas-agressivas, permitindo delinear diferentes perfis, designadamente ao nível do auto-conceito, auto-estima, confiança em si próprio, nível de aceitação social, isolamento social e relação com a escola.
Descrição: Dissertação de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Professor Doutor Eduardo Santos e coorientação do Professor Doutor Gustave- Nicolas Fischer.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/111
Aparece nas colecções:Teses de Doutoramento_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.Dout.Sonia.Seixas.pdf1,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.