Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1077
Título: A Influência das Conceções Centrais dos Professores no Ensino das Ciências no 1.º Ciclo
Autor: Correia, Marisa
Freire, Ana
Palavras-chave: Conceções de ensino
ensino das ciências no 1.º ciclo
Formação de professores
Data: Out-2014
Editora: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Citação: Correia,M. & Freire,A. (2014).A Influência das Conceções Centrais dos Professores no Ensino das Ciências no 1º Ciclo .Braga:Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, organizado no âmbito da International Study, 340-345
Resumo: O estudo analisa a influência das conceções centrais dos professores acerca do ensino das ciências no 1.º ciclo na mudança das práticas, após o envolvimento num programa de formação. Para se atingir estas finalidades recorreu-se a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa com orientação interpretativa. Participaram no estudo dez professoras, pertencentes a sete escolas diferentes situadas no mesmo concelho. Utilizaram-se diferentes instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas e documentos escritos. Os resultados evidenciaram a existência de conceções tradicionais acerca do modo de aprender dos alunos e acerca do ensino das ciências no 1.º ciclo que são consistentes com as práticas. Verificou-se, ainda, a existência de outros fatores que impedem as professoras de colocar em prática as ideias, como os seus conhecimentos, os recursos, as características dos alunos e a gestão curricular. Nas conclusões são, ainda, discutidas possíveis linhas de atuação na elaboração de novos programas de formação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1077
ISBN: 978-972-8952-30-3
Aparece nas colecções:Comunicações em conferências e congressos_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
6.pdf272,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.