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Título: Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental
Outros títulos: future teachers’ conceptions on environment, environmental eduCation and teaChing strategies
Autor: Correia, Marisa
Palavras-chave: Concepções de futuros professores
Educação ambiental
Formação de professores
Conceptions of future teachers
Environmental education
Teacher training
Data: Abr-2014
Editora: Centro de Ensino de Ciências e Matemática – CECIMIG
Citação: Correia, M. (2014). Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências,16(1)
Resumo: Este estudo tem como objetivos conhecer as concepções de futuras professoras do ensino básico sobre a educação ambiental e analisar a relação entre as conceções e as estratégias de ensino que demonstram valorizar. As trinta e duas participantes frequentavam um curso de formação de professores em Portugal. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até a saturação das categorias. A análise dos questionários demonstra que todas as participantes possuem uma perspetiva antropocêntrica do ambiente e uma concepção de educação ambiental tradicional centrada no conhecimento de problemáticas ambientais e na preservação dos recursos. As metodologias de ensino destacadas pelas inquiridas estão em conformidade com um ensino centrado na figura do professor e na aquisição de conhecimentos.
This study aims to identify the concepts of future teachers of elementary education about environmental education. It also aims to analyze the relationship between conceptions and teaching strategies teachers demonstrate to value the most. The thirty-two participants were attending a training course for teachers in Portugal. In the data analysis, the method of constant questioning and comparing was used until the saturation of the categories. The analysis of questionnaires shows that all participants have an anthropocentric perspective of the environment and a traditional conception of environmental education, based on knowledge of environmental issues and preservation of resources. The teaching methodologies highlighted by the interviewed are in accordance with an education centered in the figure of the teacher and in the acquisition of knowledge.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1074
ISSN: 1983-2117
Versão do Editor: http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/issue/view/84/showToc
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