Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1064
Título: Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais através do desporto - Estudo caso Turma B, C e D no contexto escolar
Autor: Costa, Mónia
Palavras-chave: Competências
pessoais
Sociais
Desporto
escolar
desenvolvimento
Estudo
caso
Data de Defesa: 2011
Resumo: Sendo a Psicologia do Desporto e do Exercício “o estudo científico das pessoas e dos seus comportamentos nas actividades do desporto e do exercício” (Weinberg e Gould, 1999, p.4) e o Desporto, de acordo com o Art. 2º/1992 Carta Europeia do Desporto, “todas as formas de actividade física, formais ou informais, que visam a melhoria das capacidades físicas e mentais, fomentam as relações sociais, ou visam obter resultados na competição a todos os níveis”, interessa aos Psicólogos do Desporto e do Exercício contribuir para um desenvolvimento pessoal e social através da prática do desporto e do exercício, quer de competição quer de recreação e lazer, empenhando-se em melhorar o desempenho dos atletas e em promover a saúde dos indivíduos, nos diferentes contextos de vida. Para Calmeiro e Matos (2004) a promoção e adopção de estilos de vida activos e saudáveis nos jovens depende da noção de competência pessoal e social assim como de hábitos de vida activos e saudáveis. Biddle (1994, in Calmeiro e Matos, 2004) considera que a modificação de comportamento para a adopção e manutenção de um estilo de vida activo inclui percepção de competência pessoal, autonomia e eficácia pessoal. De acordo com o estudo “The citizens of the European Union and Sport” do Special Eurobarometer (2004), que relata a imagem e prática de desporto na União Europeia num ano em que existiram muitos eventos desportivos de relevo, a prática de desporto está associada a benefícios na saúde física e mental, tais como condição física, relaxamento, diversão e amizade. O mesmo estudo considera, através dos dados analisados, que o espírito de grupo, a disciplina e a tolerância são os valores mais desenvolvidos pela prática desportiva, sendo também um vector de integração e igualdade. Deste modo, no âmbito do Estágio Curricular, inserido no projecto de “Intervenção Comunitária – parceria Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal (AEMS) e Agrupamento Vertical Fernando Casimiro Pereira da Silva (AVFCPS) ”, procuramos desenvolver conhecimentos na promoção do desenvolvimento positivo, pessoal e social, de jovens adolescentes estudantes de Curso de Educação e Formação (CEF) das escolas de Rio Maior, através do desporto. Para o estudo do desenvolvimento das competências dos jovens adolescentes, recorremos ao modelo conceptual adoptado, o Programa de Responsabilidade Pessoal e Social de Hellison (1985, in Carbonell et al, 2006), que considera que os adolescentes de risco aprendem a desenrolar a sua responsabilidade social de modo gradual, tendo de superar os seguintes níveis: o nível I: o respeito pelos direitos e sentimentos dos outros, o nível II: a participação, o nível III: a autogestão, o nível IV: a ajuda e o nível V: fora do ginásio (outros contextos). As actividades com os adolescentes foram em diferentes contextos: sala de aula, zonas exteriores das escolas, zonas verdes de Rio Maior e zonas de lazer fora do concelho de Rio Maior. O estudo contempla vários momentos de avaliação, inicial, intermédia e final, de forma a avaliar o grau de satisfação e desenvolvimento das competências dos intervenientes.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado com vista à obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício. Orientador: Doutora Carla Borrego. Co-Orientador: Dr.ª Anabela Vitorino
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1064
Aparece nas colecções:Mestrado em Psicologia do Desporto e Exercício

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capa Relatório Estágio Mónia Costa.pdf104 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório estágio do Mestrado - Mónia Costa.pdf930,13 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.