Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1043
Título: O ensino e a aprendizagem dos números racionais e a utilização de materiais manipuláveis
Autor: Casaca, Ana Carolina Fragoso
Orientador: Branco, Neusa
Palavras-chave: estágio
ensino-aprendizagem
matemática
materiais manipuláveis
números racionais
training
teaching/learning
mathematics
manipulative materials
rational numbers
Data de Defesa: Nov-2012
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico e divide-se em duas partes principais. A primeira apresenta uma análise do percurso realizado na prática de ensino supervisionada com base nas experiências de estágio no 1.º e 3.º anos do 1.º ciclo e do 5.º e 6.º anos do 2.º ciclo do ensino básico, em Português, História e Geografia de Portugal, em Matemática e em Ciências da Natureza. A segunda apresenta a componente investigativa deste trabalho que se centra no ensino-aprendizagem dos números racionais e na utilização de materiais manipuláveis. O estudo segue uma metodologia qualitativa, envolvendo o trabalho com alunos do 3.º e do 5.º anos. Realizaram-se três tarefas com a utilização de material manipulável no início do estudo dos números racionais na representação em forma de fração. Os resultados salientam o contributo desses materiais para a aprendizagem dos alunos neste contexto. - This Training Report was prepared under the “Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico” (Master in Teaching) and is divided into two main parts. The first one presents an analysis of the route taken in monitored teaching practice based on experiences in internship in grades 1 and 3 of the 1st cycle of primary school and grades 5 and 6 of the 2nd cycle of primary school in Portuguese, Portuguese History and Geography, Mathematics and Natural Sciences. The second one presents the investigational component of this work that focuses on the teaching and learning of rational numbers and the use of manipulative materials. The study follows a qualitative methodology, involving working with grades 3 and 5 students. Three tasks were carried out with the use of manipulative materials at the beginning of the study on rational numbers represented as fractions. The results emphasize the contribution of these materials in the learning of rational numbers of grades 3 and 5 students
Descrição: Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Orientador: Bento Cavadas. Coorientadora:Neusa Branco
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1043
Aparece nas colecções:Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Fragoso Casaca.pdf3,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.