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Título: Um projeto ambiental no ensino superior: fase de diagnóstico ambiental
Autor: Correia, Marisa
Linhares, Elisabete
Palavras-chave: Educação ambiental
Diagnóstico ambiental
Comportamentos ambientais
Ensino superior
Environmental Education
Environmental diagnostic
Environmental behavior
Higher education
Data: 2013
Editora: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS)
Citação: Correia,M. & Linhares, E. (2013).Um projeto ambiental no ensino superior: fase de diagnóstico ambiental.Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,3(1),138-153
Resumo: As transformações que o planeta tem sofrido nos últimos anos impõem novas responsabilidades às instituições de ensino superior, no sentido de contribuírem para a promoção de valores e para a construção de uma sociedade ambientalmente responsável. Estes desafios têm conduzido ao surgimento de um número cada vez maior de projetos de educação ambiental em instituições de ensino superior portuguesas. Neste contexto, este estudo tem como objetivos identificar os problemas ambientais do Instituto Politécnico de Santarém, proceder a um levantamento dos comportamentos ambientais dos utilizadores dos espaços e discutir possíveis ações de educação ambiental de forma a solucionar os problemas ambientais mencionados. Da análise das respostas a um questionário aplicado à comunidade educativa no âmbito de um projeto de educação ambiental emergiram algumas conclusões importantes. Primeiro, a problemática dos resíduos é a mais referida pelos inquiridos. Segundo, a maioria dos inquiridos revelou comportamento pró-ambientais. Por último, os inquiridos apresentam medidas educativas e tecnológicas para solucionar os problemas ambientais identificados. Os resultados do estudo apelam, ainda, para a necessidade de uma reflexão acerca da educação ambiental que se promove no ensino pré-universitário e universitário. - The changes that the planet has suffered in recent years impose new responsibilities to institutions of higher education in order to contribute to the promotion of values and the construction of an environmentally responsible society. These challenges have led to the emergence of a growing number of environmental education projects in Portuguese higher education institutions. In this context, this study aims to identify environmental problems of Santarem Polytechnic Institute, conduct a survey of the environmental behavior of people who study and work in the institution and discuss possible areas of environmental education in order to solve environmental problems mentioned. Analysis of responses to a questionnaire given to the educational community as part of environmental education project emerged some important conclusions. First, the problem of waste is the most frequently mentioned by respondents. Second, the majority of respondents revealed pro-environmental behavior. Finally, respondents have educational measures and technology to solve environmental problems identified. The results of the study call also for the need for reflection about how environmental education has been implemented in school and in higher education.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1032
ISSN: 2182-9608
Aparece nas colecções:Artigos em revistas nacionais_ESES

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