Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/103
Título: Trabalho laboratorial e práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico
Outros títulos: Physics and chemistry teachers perspectives about laboratorial work and assessment practices
Autor: Correia, Marisa
Freire, Ana
Palavras-chave: Trabalho laboratorial
Avaliação
Perspectivas de ensino e aprendizagem
Data: Jun-2009
Editora: CECIMIG/Universidade Federal de Minas Gerais
Citação: CORREIA, Marisa; FREIRE, Ana - Trabalho aboratorial e práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 11, no. 1 (2009), p. 128 -151
Resumo: Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos de ciências e nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretendeu-se caracterizar as perspectivas de ensino e aprendizagem de professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico, analisando o trabalho laboratorial que desenvolvem e as formas de o avaliar. Este estudo envolveu três professores em início de carreira. Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas, a observação de aulas e a documentos. Os resultados sugerem que o trabalho laboratorial não é frequente nas aulas dos participantes e quando implementado apresenta um carácter verificativo e demonstrativo. Os professores demonstraram dificuldades na avaliação das aprendizagens dos alunos, o que é coerente com uma perspectiva de ensino e aprendizagem tradicional.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/103
Versão do Editor: http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/index
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo online.pdf323,53 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.