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Título: Perceções e crenças dos consumidores portugueses acerca dos medicamentos genéricos
Autor: Pereira, Cátia Cristina Mota
Orientador: Gaspar, Fernando C.
Palavras-chave: Medicamentos genéricos
Consumidor
Comportamento
Perceção
Crenças
Data de Defesa: 16-Set-2014
Resumo: Sabendo-se o clima atual de crise económica e social que estamos a viver no nosso país ao nível dos vários sectores, compreende-se a importância dos medicamentos genéricos numa política de contenção de despesa no âmbito dos cuidados primários de saúde, nomeadamente na área dos medicamentos (éticos e genéricos): “Generic medicines provide high quality medicines at affordable prices. Therefore, they provide the opportunity for major savings in health care expenditure…”(Trade and External Affairs Committee of the European Parliament,2001). Embora em crescimento exponencial nos últimos anos, os genéricos representam ainda uma quota de mercado a nível nacional aquém das expectativas e desejos por parte do Ministério da Saúde. Como tal, importa conhecer algumas das causas que concorrem para tal situação. Tendo presentes outra causas já detetadas para a baixa prescrição (Rego e outros, 2001; Proença R., 2003; Figueiras e tal., 2008) e consumo (Figueiras e tal., 2007) dos mesmos, nesta investigação propusemo-nos a olhar para o consumidor devido ao papel cada vez mais relevante e ativo que o mesmo apresenta. Deste modo verificámos através da realização de um questionário e subsequente tratamento estatístico, que o comportamento do consumidor é resultado da sua perceção de risco percebido e risco total acerca dos medicamentos genéricos, que a sua experiência e as fontes de informação são também variáveis fundamentais que em última análise determinam se um consumidor tem intenção ou não de solicitar a prescrição e/ou compra de um medicamento genérico. Sendo que, os resultados apontam para relações positivas acerca dos parâmetros atrás mencionados.
Descrição: Dissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1026
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado_ESGTS
Mestrado em Marketing

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