Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1023
Título: As capacidades dinâmicas das empresas nacionais de maior sucesso no online gaming:modelo para a indústria nacional
Autor: Miranda, Nuno Miguel Vieira
Orientador: Gaspar, Fernando C.
Palavras-chave: Modelo RBV
Capacidades dinâmicas
Processos base
Online gaming
Vantagem competitiva
Data de Defesa: 18-Set-2014
Resumo: O modelo Resource Based View (RBV) consiste em utilizar os recursos existentes na empresa de forma a atingir a sustained competitive advantage (SCA), ou vantagem competitiva. Para conseguir obter e manter esta é necessário possuir valuable, rare, inimitable and nonsubstituable resources and capabilities (VRIN). No entanto este modelo não explica de forma clara como obter esta SCA em high velocity markets, aqui entram as dynamic capabilities (DC), ou capacidades dinâmicas. As capacidades dinâmicas são um conjunto de capacidades e competências que permitem à empresa criar novos produtos e processos que respondam às necessidades de um mercado em constante mutação. Dentro das capacidades dinâmicas podemos identificar três core processes, aprendizagem, reconfiguração e coordenação e integração. Dado o crescimento exponencial observado nos últimos anos na área do online gaming surgiram várias empresas no mundo e em Portugal, tentando aproveitar este mercado em aberto. Neste trabalho foram selecionadas as três empresas nacionais de online gaming de maior reconhecimento e analisadas as capacidades dinâmicas utilizadas pelas mesmas. De modo a compreender a visão do cliente em relação às empresas foi realizado também um estudo nesse sentido. Destacam-se as incidências de cada empresa em cada um dos três core processes, tornando assim possível a criação de um modelo perfeito para a indústria nacional, caso exista partilha de informação e apoio interempresas.
Descrição: Dissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1023
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado_ESGTS
Mestrado em Marketing

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
NunoMiguelVieiraMiranda_Mestrado_Marketing_2014.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.