Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1022
Título: A medicina tradicional chinesa em Portugal:estudo de atitudes, hábitos e comportamentos dos não utilizadores
Autor: Colaço, Ricardo Jorge Pita
Orientador: Pinho, Luis Fé de
Palavras-chave: Marketing da Saúde
Comportamento do Cliente
Focus Group
Medicina Tradicional Chinesa
Portugal
Data de Defesa: 16-Set-2014
Resumo: Este trabalho tem por principal objetivo compreender o comportamento do consumidor, hábitos e atitudes, identificando as principais razões pelas quais mais pessoas não recorrem à Medicina Tradicional Chinesa em Portugal. Visto esta medicina ter uma maior utilização, despertando cada vez mais o interesse pela sua crescente importância no mercado de prestação de serviços de saúde em Portugal e Resto do Mundo. Relativamente à metodologia foi realizada uma Focus Group, aplicada a um grupo de 5 pessoas, não utilizadores de MTC, com idades compreendidas entre 25 e 40 anos, com rendimento mensal líquido de 1600€ a 2400€. Os resultados evidenciam que há preocupação com a saúde e o grupo revela ter precauções quanto a esta. Quanto à MTC, existem diversos fatores que condicionam a sua utilização, e em relação ao tema notou-se falta de conhecimento, segundo o grupo a principal condicionante é a falta de divulgação e informação disponível sobre estre tipo de medicina, que se traduz na não compreensão desta, levando a uma consequente rejeição por parte do consumidor. Contudo todos os participantes afirmaram não ter qualquer problema em utilizar e mostraram-se curiosos quanto à acupunctura e respetiva medicina associada. Para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor face às Medicinas Alternativas e MTC, seria importante a realização de um maior número de discussões de Focus Froup com grupos que não recorreram, recorrem e grupos que recorreram, mas já não recorrem à MTC, com idades compreendidas entre 25 e 40 anos e mais de 40 anos.
Descrição: Dissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1022
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado_ESGTS
Mestrado em Marketing

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RicardoJorgePitaColaco_Mestrado_MK_2014.pdf863,86 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.