Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1007
Título: Relatório de Estágio, Escola Secunsária Poeta António Aleixo
Autor: Maurício, Cristina
Palavras-chave: Educação Física
Actividades Físicas Desportivas
Área da Aptidão Física
Conhecimentos desportivos
Data de Defesa: Nov-2010
Editora: Escola Superior de Desporto de Rio Maior
Resumo: RESUMO A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e a Escola Secundária Poeta António Aleixo (ESPAA) de Portimão estabeleceram uma parceria no sentido de proporcionar o Estagio Pedagógico a dois mestrandos, inserindo-se no âmbito do 2.º ciclo do processo de Bolonha. O presente Relatório do Estágio Pedagógico procura sustentar e relatar a última etapa deste processo. O Estágio oferece um conhecimento da realidade em situação de trabalho, isto é, exercer a docência em unidades escolares do sistema de ensino, sendo um período de adaptação do aluno à condição de profissional no mercado de trabalho. A Educação Física nasce com a necessidade de preparar e educar os corpos, tendo como objectivos principais o desenvolvimento multilateral e ecléctico, criação de hábitos de higiene, de comportamentos saudáveis e contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida, promover elevados níveis de desempenho e preparar os alunos para uma vida activa. As aulas foram leccionadas durante o ano lectivo de 2009/10, à turma C do 11.º ano, e é composta por vinte e seis alunos que frequentaram as aulas de Educação Física. São 8 alunos do género masculino e 18 do género feminino, com uma média etária de 16,31 ± 0,79 anos, sendo os valores mínimo e máximo de 15 e 19 respectivamente. Objectivos: operacionalização dos objectivos propostos no Projecto de Estágio, visando a implementação da modalidade de Ultimate Frisbee, bem como organização e realização de uma acção de formação para os professores de Educação Física; organização e execução de um projecto de actividades (Acampamento); observação e análise da leccionação de outros professores; assessoria à directora de turma; acompanhamento e auxilio nas várias actividades do Desporto Escolar e ao grupo de Dança; acompanhamento das aulas do Professor Orientador e do outro estagiário; preparação e apresentação de aulas, através de uma metodologia de leccionação alternada entre o orientador e o estagiário, utilizando o modelo por etapas. O processo de Ensino e Aprendizagem tem como referência fundamental uma avaliação centrada em três Áreas: Área das Actividades Físicas Desportivas, Área da Aptidão Física e Área dos Conhecimentos. Neste Estágio foi ainda aplicado o Inquérito de Valores de Satisfação, uma versão adaptada e traduzida para língua portuguesa (IAAF, Introduction to Coaching Theory, 1991). Os resultados foram analisados pelo programa estatístico do SPSS, evidenciando pela negativa o sentido de humor e a paciência que o professor tem para com o aluno. Enquanto pela positiva salienta-se o conhecimento dos vários desportos e o dar aulas com entusiasmo. Neste sentido, é avançada uma perspectiva centrada na interligação das valências realizadas, cuja configuração contempla a análise e o envolvimento entre todas as actividades.
ABSTRACT The Sports Sciences School of Rio Maior (ESDRM) and Poeta António Aleixo Secondary School (ESPA) in Portimão established a partnership to provide a Teaching Internship to two Masters students, as part of the second cycle of the Bologna process. This Report of Teacher Training aims to support and to describe the final step in this process. The Internship provides knowledge of what working in the workforce is really like. That is, to begin teaching in the school system -- an adjustment period of the student into the professional labor market. Physical education is born of the need to prepare and educate the body. Its main objectives are multilateral and eclectic development, creating hygiene habits, healthy behavior and contributing to the development of quality learning throughout life, promoting high levels of performance and preparing students for an active life. Classes were lectured during the academic year 2009/10, to class C of the 11 th grade. The class consists of a total of twenty-six students which attended the Physical Education classes. Compose by 8 male and 18 female students with an average age of 16,31 ± 0,79 years old, with 15 years for minimum value and 19 years as higher value. Objectives: make the objectives proposed in the Training Project operational; implement the activity of Ultimate Frisbee; organize and implement a training program for physical education teachers; organize and implement an activity project (camping); observe and analyze the teaching of other teachers; assessor to the head teacher; monitor and assist the different school sport activities as well the Dance group: monitor the leader teacher's classes and that of the teacher trainee; prepare classes and teach through alternating teaching methodology between the supervising teacher and the teacher trainee, using the stages model. The success of the process of Teaching and Learning in this subject area focuses on the evaluation of three assessment areas: Physical and Sports Activities, Physical Fitness and Knowledge. This training course also included a Satisfaction Survey, a version adapted and translated to Portuguese (IAAF, Introduction to Coaching Theory, 1991). The results were analyzed by the SPSS statistical program, highlighting, in a negative way, the teacher’s sense of humor and hers patience with his students. The positive points focus on the knowledge of sports activities and the enthusiasm of teaching. As such, we propose an approach which focuses on connecting all efforts made, including the analysis and involvement of all activities.
RESUMÉ L’École Supérieure de Sports de Rio Maior (ESDRM) et l’École Secondaire Poeta António Aleixo (ESPAA) de Portimão se sont associées pour permettre la réalisation du stage pédagogique à deux étudiants en maîtrise, inséré dans le 2e cycle du processus de Bologne. Ce rapport du stage pédagogique ambitionne de rapporter la dernière étape de ce processus. Le stage offre un apprentissage de la réalité dans le domaine du travail, c'est-à-dire enseigner dans des établissements scolaires du système d'enseignement, étant une période d’adaptation de l’étudiant à sa condition de professionnel sur le marché du travail. L’éducation physique naît du besoin de préparer et éduquer les corps, ayant comme principaux objectifs le développement multilatéral et éclectique, la création d’habitudes d’hygiène et de comportements sains, contribuer au développement d’un apprentissage de qualité tout au long de la vie; encourager de hauts niveaux de rendement et préparer les élèves à une vie active. Les cours ont été donnés durant l’année scolaire 2009/10 dans la classe C de 11ème année, composée de vingt-six élèves ont fréquenté les cours d’éducation physique. La classe était composée de 8 élèves du sexe masculin et 18 du sexe féminin. La moyenne d'âge des élèves était de 16,31 ±0,79 ans, l´âge minimum étant de quinze ans et le maximum de dix-neuf ans. Objectifs: développer les objectifs proposés dans le projet de stage, visant l'implantation de l’activité d’Ultimate Frisbee sur le terrain, organisation et réalisation d'une action de formation pour les professeurs d’éducation physique, organisation et réalisation d' un projet d’activités (campement), observation et analyse des méthodes d’enseignement d’autres professeurs; aide au professeur titulaire, accompagnement et aide d' autres activités sportives de l’école et aussi le groupe de danse; accompagner les cours du professeur orienteur et de l'autre stagiaire, préparer et donner des cours en alternance avec le professeur , utilisant le modèle par étapes. Pour garantir le succès, le processus d’enseignement et d'apprentissage se base sur une évaluation dans trois domaines: le domaine des activités physiques et sportives, le domaine de la capacité physique et le domaine des connaissances. Lors de ce stage, nous avons aussi appliqué un questionnaire de niveaux de satisfaction, une version adaptée et traduite vers le portugais (IAAF, Introduction to Coaching Theory, 1991). Les résultats ont été analysés par le programme de statistiques du SPSS, mettant en évidence, de forme négative, le sens de l'humour et la la patience du professeur envers l’élève. Par contre, les points positifs sont le connaissance des différents sports et le enthousiasme à enseigner. Dans ce sens, nous proposons une perspective basée sur le rapport des valences effectuées, dont la configuration contemple l'analyse et la participation de toutes les activités.
Descrição: Relatório de Estágio com vista à obtenção do grau de Mestre em Desporto Especialização em Educação Física Escolar, por Cristina Dolores Branco Maurício. Orientador: Professor Doutor Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1007
Aparece nas colecções:Mestrado em Desporto - Educação Física Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mestrado - Cristina Maurício.pdf2,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.